Saint Louis, a porta de entrada do oeste. Foi desta cidade, talvez mais do que de qualquer outra, que saíram centenas daquelas caravanas tão vistas em filmes westerns, enfrentando índios e tantas outras adversidades, para colonizar as distantes terras do oeste americano. E foi para simbolizar este portão de entrada do oeste que a cidade decidiu construir o que passaria a ser o seu principal símbolo: O Gateway Arch, um imenso arco de concreto e aço, com altura equivalente a um prédio de 65 andares. Ele dá as boas vindas a todos que chegam a Saint Louis, e homenageia todos que dela partiram rumo ao desconhecido. A construção do Gateway Arch serviu também para revitalizar a área central de Saint Louis.
Em volta agora existe um belo parque,e um ancoradouro de onde partem embarcações turísticas para cruzeiros rápidos pelo rio. A pouca distância situa-se o Bush Stadium, sede do popular time Saint Louis Cardinals, vizinho ao centro histórico da cidade.
Dois prédios históricos desta área que valem a pena ser visitados são a Old Courthouse, construído entre 1839 e 1862, agora transformado num museu onde o papel da cidade na conquista do oeste é relembrado, e a Basílica de St. Louis Rei da França, conhecida como Old Cathedral, a mais antiga catedral do lado oeste do país, e onde foi celebrada a primeira missa da cidade, em 1764.
Toda área em volta do arco forma o Jefferson National Expansion Memorial Park. Na base do grande arco uma grande escadaria conduz ao subsolo do monumento. Lá está um conjunto de atrações relacionadas a este projeto revolucionário, bem como da conquista do este. No lugar há dois cinemas, sendo um no formato IMAX, onde são apresentados filmes contando a história da construção do arco e da conquista do oeste americano. Há também o Museum of Westward Expansion e bonecos animatrônicos ao estilo Disney, representando índios e outras personagens da época, que se movimentam e contam histórias. Mas a principal atração do lugar é o bondinho que vai até a parte superior do Gateway Arch. Sua cabine parece uma nave espacial de tão apertada, mas em compensação a vista do topo é fantástica e dá para enxergar dois estados: Missouri e Illinois. Caminhando no sentido contrário do arco e descendo a escadaria junto ao rio você encontra barcos que fazem passeios turísticos pelo rio Mississipi.
Fonte: Viagens e imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário